Marca homenageia mulheres do agronegócio

 Ellas Genética reforça a relevância da atuação feminina no agro brasileiro, trazendo novas opções de genética de soja aos produtores e produtoras do País

Goiânia, 23 julho de 2021 – Com o objetivo de reconhecer o papel das mulheres no agronegócio e atender a um mercado cada vez mais dinâmico e crescente no País, a SEEDCORP|HO, plataforma integrada de sementes de soja com programa de melhoramento genético próprio, lança uma nova marca de genética de soja, a Ellas Genética. A nova marca amplia o uso de variedades oriundas do banco de germoplasma da empresa e tem o propósito de valorizar e incentivar a atuação das mulheres no setor em que elas, atualmente, ocupam um espaço privilegiado, de liderança e sucesso. A novidade deve chegar ao mercado em escala comercial na próxima safra (2021 / 2022).

 

Com o slogan “Ellas Genética, a força das mulheres no agro”, a campanha de lançamento da marca tem como objetivo mostrar uma linha de variedade de sementes que traz a sensibilidade e a força feminina para o campo. “A atuação das mulheres tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola. Por isso, nosso objetivo é que elas se sintam reconhecidas, respeitadas e homenageadas pela nossa marca. Acreditamos que somos um reflexo da sociedade e que nossas ações e projetos devem estar alinhados com o propósito de contribuir para ambientes mais diversos e inclusivos, ao mesmo tempo que estaremos trazendo novas opções de genéticas de soja para os produtores e produtoras brasileiras”, afirma Fabio Ruggiero, CMO da SEEDCORP I HO. Somente na última década, a participação da mulher no campo cresceu quase 40%, de acordo com dados do IBGE.

 

Narrativa da campanha

 

Com mais de um milhão de produtoras rurais atuando no País, a Ellas Genética quer reforçar essa mensagem, destacando na campanha que a marca traz as características marcantes da mulher atual: resiliência, persistência e vontade. Desenvolvida por Marli Ricetti e Roberta Borghesi, sócias-diretoras da Casa Expê – agência com foco no conceito de Customer Experience e que atua fortemente no segmento agro –, com o intuito de reforçar a presença das mulheres em um setor que até pouco tempo era dominado por homens, a narrativa é focada na atuação feminina no agronegócio atrelada ao aumento significativo dessa participação em todas as áreas da cadeia. Desde indústrias de alimentos, empresas de insumos e máquinas, laboratórios, medicina veterinária, zootecnia, entre outras. No primeiro trimestre de 2020, o total de mulheres empregadas no setor como um todo chegou a 5,6 milhões de pessoas.

 

Para as peças publicitárias – três vídeos-teaser, um vídeo institucional de lançamento, materiais para as redes sociais, kit apoiador, site e hotsite – foram escolhidas para dar rosto e voz à campanha, sete mulheres que são referência de liderança e sucesso no agronegócio brasileiro. “Elas contam suas histórias a fim de inspirar outras profissionais que tenham uma trajetória no setor. E essas serão convidadas a falar um pouco sobre sua jornada, em vídeo ou em texto”, revela Marli Ricetti. Para isso, a Casa Expê, desenvolveu o hotsite Ellas inspiram, que trará as diversas histórias dessas personagens que fazem parte do universo do agro.

 

Conceito da marca e a campanha

 

Inspirada por algumas frases de briefing, como “nós acreditamos não só no papel da mulher no campo, mas no poder de transformação de todas elas”, a equipe da agência goiana Diorama, especializada em consultoria de marketing elaborou a identidade visual da marca. Os principais pontos de destaque do conceito são as cores e a personalidade traduzidas na marca. “As cores que compõem a Ellas Genética têm como motivo ilustrar, por meio do verde e do ‘dourado’, a natureza e o desenvolvimento do produto – uma soja representada pelo ícone da folha da planta. Além disso, faz referência também ao sentimento de otimismo, ligado ao nascer, crescer, florescer”, conta Ana Beatriz Ferri, sócia-diretora de Planejamento e Criação da Diorama.

 

Já a personalidade da Ellas Genética carrega os diferenciais desta mulher atual, moderna e cheia de energia. “Une atributos como força, luta, entrega, dedicação, paixão, resiliência, resistência, sensibilidade, criatividade e coragem, sustentando uma essência única, despertando em cada mulher o vínculo de intimidade e de identificação”, completa Ana Beatriz Ferri. O slogan “A força das mulheres no agro” aplicado junto ao nome da marca, acaba por traduzir esse perfil feminino.

 

Ação com influenciadoras

 

Muita gente não sabe, mas o agronegócio é um segmento altamente tecnológico, seja no campo, com máquinas, técnicas, drones, aplicativos, entre outros, cada vez mais inovadores, ou na comunicação entre as 17 milhões de pessoas que trabalham nessa cadeia do agro no Brasil E como não poderia deixar de ser diferente, o agronegócio traz diversos influenciadores digitais, que, de forma bem peculiar do próprio campo, são extremamente engajados em tudo que envolve o agronegócio, com profundo conhecimento de toda a cadeia, e valorizam muito fortemente a bandeira da agricultura e pecuária brasileiras.

 

Com base nisso, a equipe de marketing da SEEDCORP | HO, fechou parceria com 30 influenciadoras digitais, que, assim como as sete produtoras rurais que são o rosto da campanha em um primeiro momento, vão compartilhar suas histórias, ampliando, assim, essa conexão entre mulheres que trazem sua força para o campo. “Há milhares, ou até milhões, de histórias inspiradoras de mulheres nesse universo agro e que merecem ser contadas, merecem ser ouvidas. Queremos saber cada vez mais dessa presença feminina, que move, com força, luta, entrega, dedicação, paixão, resiliência, resistência, sensibilidade, criatividade e coragem, o nosso agronegócio, do nosso País”, reforça Ruggiero.

Para contarem suas histórias, cada parceira recebeu de presente um kit apoiador. Nele, está um conjunto de som externo multifuncional – ideal para funções de gravação, transmissão ao vivo e reprodução de áudio de computador –, com diversos efeitos de voz que o tornam um grande diferencial aos usuários, além de ser compatível com a maioria dos programas de live streaming. Além disso, o kit traz ainda um colar com o pingente de uma folha de soja, desenvolvido pela Rede UMA (União das Mulheres do Agro), que é formada por mulheres protagonistas do campo que têm como pilares básicos a busca da representatividade, da união e do empreendedorismo.

As influenciadoras também foram convidadas para falarem sobre elas e sua jornada em um bate-papo exclusivo, em primeira mão, sobre a nova marca, as novidades desse lançamento e o impacto no mercado dessa iniciativa da Ellas Genética. “Para nós, é importante ter esse relacionamento próximo com mulheres que, pelos seus canais digitais, fazem uma ponte entre o universo agro e a sociedade como um todo. Por esse meio, elas conseguem traduzir um pouco do que é o campo, mostrando seu trabalho do dia a dia e a importância dele para o agronegócio brasileiro”, diz Ruggiero.

 

Quem são as mulheres que inspiraram a Ellas Genética

ANDREA CORDEIRO – CONSULTORA

Andréa é formada em Direito com especialização em Agronegócio pela ESALQ/USP. É um dos nomes mais importantes do segmento em commodities agrícolas, comercialização e hedge. Atua como consultora e palestrante para várias empresas do mercado, prestando mentorias e treinamentos diversos.  Hoje, é CEO do Mulheres do Agronegócio Brasil e coautora do livro “Mulheres do Agro”.

MARIA DE FÁTIMA ZORATO – BIÓLOGA

Formada em Biologia, Mestre em Fitopatologia e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Zorato é uma das maiores estudiosas do agronegócio do mundo.  É especialista em Docência no Ensino Superior e tem MBA em Liderança e Gestão Organizacional. Atualmente, presta consultoria para as maiores empresas do agro nos quatro cantos do Brasil.

GABRIELA MAIA – AGRÔNOMA

Apaixonada pela natureza e por tudo que dela vem, Gabriela formou-se em agronomia. Começou sua trajetória no agro há 10 anos atrás, quando a presença da mulher ainda era tímida no setor. O amor pela agricultura se estendeu ao seu casamento: o marido é agricultor de uma família de agricultores. Seu propósito de vida é produzir alimentos para o mundo, tornado-o mais saudável, sustentável e justo para todos.

PATRÍCIA SANGLARD – PRODUTORA RURAL

Patrícia formou-se em Agronomia 1999 e tem mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia Vegetal. Construiu sua carreira dedicando todos os seus anos de trabalho ao agronegócio. Hoje, comanda uma das usinas de beneficiamento mais importantes do país e sua experiência em cultura do algodão é reconhecida internacionalmente.

 

MONIQUE LIMA – AGRICULTORA

Com 15 anos na área, a história de Monique Lima é repleta de conquistas. Mas nada caiu do céu. Com formação em Agronomia, começou sua trajetória com apenas um pedaço de terra e um trator. Hoje, são mais de 2 mil hectares reservados para o plantio de soja e milho, além do abate de 720 mil frangos e 10 mil suínos por ano.

CARMINHA MARIA GATTO – EMPRESÁRIA

Carminha carrega em seu DNA mais de 130 anos de tradição familiar na agricultura. Um dos nomes mais importantes do empresariado agrícola, trabalhou desde muito cedo no ramo, postergando até seus estudos. Mesmo assim, formou-se em direito aos 50 anos de idade e, hoje, é vice-presidente da Federação da Agricultura da Bahia.

FLAVIA MINOTTO MONTANS

Nascida em uma família onde quatro gerações eram feitas de agricultores, Flavia Minotto Montans

é formada em Engenharia Agronômica. Com mestrado em Produção Vegetal, herdou o comando

da fazenda da família e a fez crescer atingindo o tamanho recorde que tem hoje. Seu nome é bastante

respeitado no mercado, fazendo parte das mais representativas entidades

do Agronegócio do Brasil.

 

Sobre a SEEDCORP I HO

 

A SEEDCORP | HO é uma empresa única, presente em todas as etapas da cadeia de sementes – pesquisa, produção, desenvolvimento de mercado, vendas e logística –, oferecendo as melhores opções ao produtor em toda a América do Sul. Nascida da fusão, em 2017, da SEEDCORP e Horus Sementes, a empresa atua por meio de marca própria ou licenciando sua genética.

 

 

Site e redes sociais

 

www.ellasgenetica.com

 

Hotsite: www.ellasgenetica.com/ellasinspiram/

 

Facebook: @ellasgenetica 

 

Instagram: @ellasgenetica

 

LinkedIn: Ellas Genética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.